A Comissão de Saúde do CRA-RJ é contra o anúncio feito pelo Governo Federal referente ao corte de 5,   473 bilhões de reais no orçamento do Ministério da Saúde em 2012. Segundo a Comissão, essa atitude releva um dos aspectos importantes das dificuldades pelas quais passa o setor da saúde em todas as esferas de governo.

De acordo com os administradores que compõe a Comissão de Saúde do CRA-RJ, a saúde não pode ter seus recursos reduzidos sem que haja a certeza de que os custos desta decisão recaiam sobre a parcela mais frágil do sistema que é a população usuária do SUS. A Comissão, comprometida com a defesa do direto da população ao acesso aos serviços de saúde, entende que o Governo Federal deve garantir investimentos na melhoria da qualidade da gestão dos recursos do Ministério da Saúde, por intermédio de uma maior profissionalização da Administração e controle do uso destes recursos em todos os níveis assistenciais do SUS.

De acordo com os Administradores da Comissão de Saúde do CRA-RJ o enfrentamento dos aspectos financeiro e gerencial da crise a qual atinge a esfera da saúde, constitua-se em ferramenta destinada ao atendimento da expectativa do cidadão por serviços de saúde de melhor qualidade, dentro dos pressupostos do SUS.