Por Érika dos Anjos|
O dia de ontem definiu 2/3 dos conselheiros que estarão à frente do Conselho Regional de Administração do Rio de Janeiro e representantes do Estado no Conselho Federal de Administração nos próximos 4 anos. A Chapa 1 venceu o pleito com 47,19% dos votos válidos (1.495 votos) para o CRA-RJ e 44,15% dos votos válidos (1.382 votos) para o CFA. A eleição aconteceu entre 0h e 22h no site votaadministrador.org.br e os resultados já foram conhecidos por volta das 22h40.
A Chapa 1 para o Regional é composta pelos seguintes profissionais: Adm. Wagner Siqueira e Adm. Carlos Corrêa (suplente); Adm. Fernanda Tauil e Adm. Ronaldo Fonseca (suplente); Adm. Firmino Carneiro e Adm. Pando Pandeff (suplente); Adm. Josué José e Adm. Ubiratan Silva (suplente); Adm. Luiz Cezar Vasques e Adm. Marcus Gonçalves (suplente); Adm. Fatima Ribeiro e Adm. Janaina Nascimento (suplente); Adm. Jucimar Secchin e Adm. Ednor Medeiros (suplente); e Tecnol. Edison Sanromã e Tecnol. Andre de Oliveira (suplente). Já para o Federal, a Chapa 1 era composta pelo Adm. Francisco de Jesus e pela Adm. Patrícia Salgado (suplente).
Para o Adm. Miguel Marun, coordenador da Comissão Eleitoral Permanente do CRA-RJ, explicou um pouco do trabalho realizado pelo grupo durante todo ano.
“A Comissão tem uma importância muito grande a partir do momento que ela começa a filtrar os candidatos dentro das normas estabelecidas pela eleição, verificando pessoas que não votaram na última eleição, não justificaram ou não estão em dia. Em face a essa filtragem, nós remetemos ao Conselho Federal as pessoas que têm condições de participar da eleição, dentro dos critérios estabelecidos. Nosso papel também é acatar qualquer sugestão e denúncia. Trabalhamos em cima disso e, ao final, entregamos aos eleitos seus certificados, no dia da posse”, elucidou Marun.
Em entrevista para Rádio CFA, o Adm. Jorge Cavalcanti, coordenador da Comissão Eleitoral Permanente do CFA, agradeceu a todos os regionais e seus colaboradores pelo trabalho desenvolvido. Já o Adm. Rodrigo Caseli, membro da Comissão, frisou também a retidão com que o processo foi conduzido.
“Essa comissão privou pela imparcialidade e pela lisura do processo tendo em vista a importância de um processo como este. Quero parabenizar não só os candidatos, mas principalmente os Profissionais de Administração, pois nós tivemos um percentual ainda maior de participação nesse pleito e isso é sinal do comprometimento que essa gestão tem feito em prol do Administrador e da profissão”, salientou Caseli.
A posse deverá acontecer até o dia 15 de janeiro de 2023. Veja no fim desta matéria o resultado completo das eleições.
Justificativa
O profissional presente no colégio eleitoral que não votou ontem, deve justificar sua ausência até o dia 8 de janeiro de 2023. Do contrário, estará automaticamente inelegível no Sistema CFA/CRAs para a próxima eleição. Veja aqui um passo a passo de como fazer:
1 – Entre no site www.votaadministrador.org.br;
2 – Escolha seu estado e selecione a opção “Justificar”;
3 – Preencha os dados com o número de CPF, número de registro, nome do eleitor, telefone, e-mail e marque o motivo da ausência do voto;
4 – Finalize clicando em registrar justificativa.