A fim de identificar o grau de contribuição do ensino acadêmico de Administração para a compreensão dos princípios de Governança Corporativa e sua aplicação prática nas organizações brasileiras, a Comissão Especial do CRA-RJ sobre o tema realizou uma pesquisa exclusiva com graduandos da área. Após a conclusão do estudo, foi feita uma apresentação na sede do Conselho pelo mestre em Administração Roberto Ribeiro, que está disponível na CRA-RJ Play.
No período de 45 dias (08.10 a 21.11.18), 134 alunos de 36 instituições responderam ao questionário no período, projetado no Google Forms. Eles responderam questões sobre a Instituição de Ensino; Período de Conclusão do curso; Repasse formal ou não de conceitos; Conhecimentos retidos de Fundamentos, Estrutura e Boas Práticas de Governança; e Impactos no Desempenho da Organização.
“Nossa perspectiva era saber se essa matéria seria aplicada unificadamente, em uma matéria ou apresentada de forma dispersa, em vários temas e também qual é a inciativa que os alunos de Administração vêm tendo, no sentido de buscar esse conhecimento em outras fontes”, ressalta o Adm. Luiz Félix, coordenador da Comissão.
Dentre as conclusões da pesquisa, viu-se que 91% tiveram aparente contato mais superficial com o tema, sem cursar cadeira exclusiva; 78% participaram em eventos sobre o tema de até 15 horas, porém o assunto pareceu representar baixa relevância para o currículo. No entanto, 76% dos entrevistados acreditam que boas práticas de Governança têm média ou alta influência no desempenho de organizações. Inclusive, tendo em vista que o próprio estudo contribuiu para evidenciar a relevância do tema.