Por Gabriel dos Anjos
Sob supervisão de Érika dos Anjos|
No dia 14 de setembro, o CRA-RJ realizou mais uma ação social. Por decisão da direção do Conselho, diversos mobiliários foram doados à Apae, instituição filantrópica que presta atendimento a pessoas com deficiência intelectual e múltipla, na área de assistência social e saúde. Dentre os itens doados, encontram-se aparelhos de ar-condicionado, roteadores wireless, purificador de água, forno micro-ondas, dentre outros.
Em nota de agradecimento enviada no dia 6 de outubro, a Apae-Rio ressalta a importância da doação para “acrescentar ainda mais qualidade aquilo que é ofertado para aqueles que usufruem desta instituição”. Além disso, a instiuição se colocou à disposição para futuras atividades conjuntas com o CRA-RJ.
A avaliação dos itens a serem doados é feita pelo setor de manutenção do Conselho após análise minuciosa. A doação só ocorre quando o bem se enquadra nos seguintes critérios:
I – ocioso – bem móvel que se encontra em perfeitas condições de uso, mas não é aproveitado;
II – recuperável – bem móvel que não se encontra em condições de uso e cujo custo da recuperação seja de até cinquenta por cento do seu valor de mercado ou cuja análise de custo e benefício demonstre ser justificável a sua recuperação;
III – antieconômico – bem móvel cuja manutenção seja onerosa ou cujo rendimento seja precário, em virtude de uso prolongado, desgaste prematuro ou obsoletismo; ou
IV – irrecuperável – bem móvel que não pode ser utilizado para o fim a que se destina devido à perda de suas características ou em razão de ser o seu custo de recuperação mais de cinquenta por cento do seu valor de mercado ou de a análise do seu custo e benefício demonstrar ser injustificável a sua recuperação.