Conselheiros Efetivos

Adm. Wagner Siqueira - Presidente

Adm. Wagner Siqueira – Presidente
É filho de Belmiro Siqueira (Patrono dos Administradores no Brasil) e foi presidente do Conselho Regional de Administração do Rio de Janeiro (CRA-RJ) em três outras gestões, onde empreendeu uma firme e ampla luta em defesa do mercado de trabalho dos Administradores e dos Tecnólogos de Gestão. Seus posicionamentos no campo político-institucional, sempre independentes, lhe garantem a liderança da profissão em todo o Brasil. É o Diretor-Geral da Universidade Corporativa do Administrador (UCAdm), braço educacional do CRA-RJ.
É membro da Academia Brasileira de Ciências da Administração (ABCA) e vice-presidente da Escolinha de Artes do Brasil. Também é membro efetivo da Assembleia do Instituto Brasileiro de Administração Municipal (Ibam), membro do Conselho Administrativo do CIEE/RJ e autor de mais de dez livros sobre Administração e de quatro outros sobre política e ação legislativa. É palestrante internacional e detentor do prêmio Personalidade Educacional concedido pela Folha Dirigida em 2013. Foi presidente do Sindicato dos Administradores no Estado do Rio de Janeiro (Sinaerj) e da Federação Nacional dos Administradores (Fenae). E vice-presidente da Confederação Nacional das Profissões Liberais. Foi vereador da cidade do Rio de Janeiro e deputado estadual, além de exercer diversos cargos na Administração pública do Estado.

Adm. Josué José da Silva – Vice-presidente

Adm. Josué José da Silva – Vice-Presidente
Mestre em Administração, especialista em economia e gestão empresarial, possui MBA em Gestão Estratégica de Pessoas: desenvolvimento humano de gestores. Administrador. CEO na Transparência Consultoria, executivo na área de Gestão em organizações privadas e consultor na área de Administração empresarial e pública. Especialista em estratégias, gestão de pessoas, elaboração e implantação de planos de ação para a reestruturação de programas de desenvolvimento organizacional, cultura e estratégia empresarial; treinamento de pessoal; elaboração de  planos de cargos, carreiras e vencimentos, sistemas de avaliação de desempenho e resultados, inclusive por competências, para organizações privadas, prefeituras e órgãos municipais. Consultor no Ibam, elaborador de provas e questões para concursos públicos e membro de banca examinadora. Participação na definição acadêmica dos cursos de Administração e Gestão de Recursos Humanos em universidades, envolvendo ações, estrutura e avaliação dos cursos, coordenando professores e acompanhando os indicadores gerenciais. Participação ativa nos processos de avaliação e reconhecimento do curso de Administração junto ao MEC. Professor universitário e coordenador acadêmico. Elaboração de conteúdo, questões, provas, validação de disciplinas e gravação de aulas teletransmitidas.

Adm. Miguel Marun – Diretor de Administração e Finanças

Adm. Miguel Marun – Diretor de Administração e Finanças

Administrador (UGF) com especialidade em Tecnologias Educacionais (UNIPLI) e mestre em Sistemas Integrados de Gestão (UFF). Professor universitário com 38 anos de magistério ocupando cargos de coordenações em diversas IES, membro da Comissão Assessora do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes – ENADE 2012 na área de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos, escritor. Atualmente é consultor associado e assessor de Marketing Empresarial na Transparência Consultoria, sendo também Consultor Associado da Virtualis Soluções em Gestão. Atuou como vice-presidente de Ensino, Pesquisa e Educação do CRA-RJ, vice-presidente de Administração e Finanças do CRA-RJ e vice-presidente da Sociedade Propagadora das Belas Artes.

Adm. Maria de Fatima Ribeiro dos Santos – Diretora de Registro Profissional

Adm. Maria de Fatima Ribeiro dos Santos – Diretora de Registro Profissional
Administradora com especialização em Administração Hospitalar, MBA em Gestão de Saúde; pós-graduada em Gestão de Recursos Humanos com extensão em Didática de Ensino Superior; especializada em Gestão de Fundação Estatal e em Gestão de Hemocentros. Participou pelo Ministério da Saúde de Cursos sobre Gerenciamento de Equipamentos e de Gerenciamento de Resíduos nos Serviços de Saúde. Esteve como diretora administrativa do Hemorio. Participou de preparações para certificações e acreditações de qualidade para a JCI/CBA, AABB, Prêmio de Qualidade de Gestão do Governo Federal; Prêmio de Equidade de Gêneros da SPM/Governo Federal e Prêmio Benchmarking Ambiental. Destaque em Administração pelo CRA-RJ em 2007. Homenageada na Câmara Municipal do Rio de Janeiro, em setembro de 2012, pela contribuição a profissão, comemorando o Dia Nacional do Administrador. Esteve à frente da coordenação da Comissão Especial de Administração em Serviço de Saúde do CRA-RJ de agosto 2017 a janeiro 2021. 

Adm. Firmino Carneiro – Diretor de Fiscalização

Adm. Firmino Carneiro – Diretor de Fiscalização
Graduado em Administração pela Universidade Gama Filho, pós-graduado em Gestão da Qualidade pela FGV-RJ. Vice-Presidente da Câmara Setorial de registro Profissional do CRA-RJ, Conselheiro Suplente do CRA-RJ, Integrante da Comissão Especial de Marketing do CRA-RJ. Professor adjunto das Universidades Celso Lisboa e Estácio de Sá por 13 anos. Experiência na área de Administração, com ênfase em Administração, Recursos Humanos e Marketing, atuando principalmente nos seguintes temas: Gerência Participativa, Relacionamento Interpessoal, Recrutamento e Seleção, Gestão de Pessoas, Prêmio Qualidade, Atendimento ao Cliente, Gestão de Call Center e Planejamento de Recursos Humanos. Realização de palestras em Seminários e Avaliador de Banca de TCC. Experiência em Gestão, Recursos Humanos, Marketing adquiridas em 30 anos no Sistema Telebras (CTB, TELERJ, TELEMAR).

Adm. Luiz Cezar Vasques – Diretor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional

Adm. Luiz Cezar Vasques – Diretor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional
Consultor de organizações e professor universitário com mestrado em Gestão e Estratégia em Negócios pela UFRRJ, MBA em Gestão da Qualidade pela FGV, especialista em Docência do Ensino Superior pela Unisuam e graduado em Administração pela Candido Mendes- Ipanema. Atuou no Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) onde ocupou os cargos de superintendente de Administração e Finanças, Gerente Administrativo, chefe de apoio ao Ministério da Fazenda, gerente de material, chefe de compras. No Centro Universitário Augusto Motta foi diretor de Planejamento e Legislação, diretor da Escola de Ciências Sociais, diretor das Unidades de Campo Grande, Vila Penha e Jacarepaguá, coordenador do Curso de Administração e Procurador e Pesquisador Institucional. Entre as muitas consultorias prestou serviços ao Hospital Universitário Pedro Ernesto, Prefeitura da UERJ e Escola Oga Mitá.

Adm. Jucimar Secchin – Diretor de Educação, Estudos e Pesquisas

Adm. Jucimar Secchin – Diretor de Educação, Estudos e Pesquisas
Possui mestrado em Economia e Gestão Empresarial pela Universidade Candido Mendes, especialização em Administração de Recursos Humanos Feap/Feso e graduação em Administração pelo Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso). Atualmente é professor titular na Unifeso, onde atua há 32 anos. Leciona nos cursos de Administraçãoo e Direito, é coordenador dos cursos de Administração e de Ciências Contábeis e também coordenador de Pós-graduação e Pesquisa. Tem experiência na área de Administração de Recursos Humanos, Materiais e Financeiros nas áreas da construção civil e da indústria moveleira. É também representante adjunto do CRA-RJ em Teresópolis e conselheiro do Conselho Municipal de Trabalho, Emprego e Renda (Comuter).

Adm. Fernanda Tauil

Adm. Fernanda Spinelli Tauil
Graduação em Administração (Candido Mendes). Especialista em Saúde Pública na Unyleya. Especialista em Administração Hospitalar (Universidade Federal Fluminense) e Administração das Casas Legislativas (Faculdade Integrada AVM). Ocupa cargo e funções públicas desde 1994, quando foi aprovada para Técnico Administrativo / Administrador – Secretaria Estadual de Saúde/RJ, de 2007 até Jan. 2019, Assessora Parlamentar Gabinete Legislativo, desde 2020, lotada na Superintendência de Atenção Primária à Saúde do RJ. Ingressou no Rotary Clube Niterói Praias Oceânicas em 2009 com a classificação de administradora, tendo ocupado a Presidência no período entre 2010 e 2011, participou como associada até 2020. Integrou a Comissão da Mulher Administradora do Conselho Regional de Administração do Rio de Janeiro (2013/2022). Atualmente também é delegada em Niterói, São Gonçalo, Maricá e Magé e membro da Comissão Especial de Administração em Serviços de Saúde do CRA-RJ.

Tecnol. Edison Sanromã

Tecnol. Edison Sanromã
Coordenador/Gestor da Coleta Seletiva da Cidade do Rio de Janeiro, sócio da empresa Handy Gestão Empresarial e Imobiliária atuando em serviços de facility. Idealizador do Evento Facilities Café, idealizador e coordenador/professor do MBA em Facility (AVM Educacional) e coordenador da Comissão Especial de Sustentabilidade do CRA-RJ. Atuou como Head de Limpeza e Descartes dos Jogos Olímpicos Rio 2016, foi gestor de Categoria da VALE, responsável pelas estratégias de contratação de Manutenção, Limpeza e áreas verdes, foi coordenador de Facility da Shell Brasil, realiza consultoria na área de serviços, além disso desenvolveu projetos de CRM na AGA/Linde. Estudou Administração na PUC-RJ e é formado em Gestão Empresarial na UNESA, pós-graduado em Gestão Empresarial, palestrante (busca difundir a importância da carreira de FM no Brasil).

Adm. Ana Shirley de França Moraes

Adm. Ana Shirley de França Moraes
Administradora. Conselheira Suplente do CRA-RJ. Coordenadora da Comissão Especial do Trabalho e Empregabilidade do CRA-RJ. Coordenadora do Curso de Administração EAD na Unyleya. Avaliadora MEC/INEP. Professora Universitária. Autora de vários livros na área de Formação Profissional e Comunicação Empresarial. Pesquisadora na área de Trabalho e Economia Circular. Mestre em Administração Universitária UERJ. Mestre em Psicopedagogia UHAV. Formada em Letras. Empreendedora há 8 anos, proprietária da marca Verde Belo, Produtos Naturais. Top Voice Linkedin.

Adm. Rosângela de Araujo Ferreira Arruda

Adm. Rosângela de Araujo Ferreira Arruda

Pós-Graduação em Coordenação e Dinâmicas de Grupo. Pós-Graduação em Docência Superior. Pós-Graduação em Gestão de RH. Formação em Consultoria e Empreendedorismo para MPEs (Médias e Pequenas Empresas). MBA em Gestão Cooperativa.Licenciada em Administração. Especialista em Coaching de vida.

Colaboradora em Universidades, Institutos Superiores e entidades formadoras, onde leciona módulos na área de Gestão de Pessoas. Expertise em Fatores Humanos, no segmento marítimo trabalhando com esse tema a duas décadas, atualmente atua com esse tema no segmento aéreo, onde é mandatório e também em curso ministrado para pesquisadores na área da saúde. Membro da Comissão Especial de Recursos Humanos do CRA-RJ. Atua como consultora voluntária na área de desenvolvimento de pessoas na Casa Ronald McDonalds/RJ.

Adm. Clésio Guimarães Faria

Adm. Clésio Guimarães Faria

Administrador, Delegado e conselheiro do CRA-RJ. Professor Universitário. Pós-graduado em Marketing Empresarial. Professor aposentado do Estado do Rio de Janeiro. Diretor da Ferlagos – Fundação Educacional Região dos Lagos. Secretário de Fazenda do Município de Cabo Frio. Empresário do ramo de turismo.

Conselheiros Suplentes

Adm. Valmira Cristofori

Adm. Valmira Cristofori

Mestre em Sistemas de Resolução de Conflitos – Mediação pela Universidad Nacional de Lomas, de Zamora, Argentina. Pós-graduada em Gestão da Qualidade e Norma ISO 9000 – Universidade Cândido Mendes. Especialização – Accademia d’ Impresa – Gestão de Negócios – ENAIP Sardegna- Italia. Graduação em Administração pela Universidade Salgado de Oliveira. Graduada em Psicopedagogia Clínica e Organizacional, pela Universidade Cruzeiro do Sul. Consultora de empresas, professora e coordenadora dos cursos de Administração e área de gestão – Universidade Salgado de Oliveira. Conteudista e revisora de conteúdos da Delínea/Universo EAD e UNIASSELVI. Experiência profissional nas áreas de coordenação, supervisão e gerenciamento nas áreas de RH/treinamento e Marketing/Comercial. É Membro da Comissão Especial de Mediação e Arbitragem do CRA-RJ. Membro da Comissão Científica do Congresso Internacional Movimentos Docentes.

Adm. Ana Carolina Souza

Adm. Ana Carolina Souza

Administradora, pós-graduada em Gestão Pública pela UFF, com sólida experiência em contratações públicas e gestão de processos no setor público. Atua como professora de Administração Geral a distância pelo Cederj e é especialista em Recursos Humanos e Classificação de Capital Intelectual. Atualmente é Delegada em Vassouras, foi reconhecida com a Moção Honrosa da Câmara Municipal de Vassouras e a Comenda de Destaque Profissional por suas contribuições à Administração.

Adm. Julio Loureiro

Adm. Julio Loureiro

Administrador, Mestre em Administração, com especializações em Logística e Gestão de Negócios e mais de 34 anos de experiência em gestão, manutenção, suprimentos e logística em grandes empresas como AmBev, PREVI e Sistema FIRJAN.

Atualmente, é coordenador dos cursos de Processos Gerenciais e Logística na Unyleya, além de atuar como professor tutor em diversas instituições e coordenador da Comissão Especial de Logística do CRA-RJ. Possui publicações e apresentações em eventos internacionais sobre mobilidade urbana e logística sustentável, e foi reconhecido pela ALERJ por serviços prestados à profissão de administrador.

Adm. Julio Andrade

Adm. Julio Andrade

Administrador e Administrador Condominial. Possui MBA em gestão de RH e pós-graduação em Gestão Hospitalar. Atualmente é professor do SENAC e do IFRJ, além de subsecretário de Atenção Básica da Saúde em Teresópolis/RJ. Trabalhou como tutor da Unopar por 12 anos, professor na Unirio, Uerj e coordenador dos cursos a distância da Universidade Educa Brasil. Atuou em diversos outros cargos da Prefeitura Municipal de Teresópolis por 8 anos e também na prefeitura de Magé. Homenageado com Moção de Aplausos pelo CRA-RJ em 2023, premiado com o Voto de Congratulações pela luta em prol da Administração e com a Comenda de Destaque Profissional, ambos pela Câmara Municipal de Teresópolis.

Adm. Carlos Alexandre Duarte Correa – titular Adm. Wagner

Adm. Carlos Alexandre Duarte Correa 
Mestre em Administração e desenvolvimento empresarial; especialista em Gestão de Tecnologia e Negócios; graduação em Administração de Empresas. Atuou na Gestão operacional dos trabalhos de consultoria em mais de 30 empresas pelo Brasil e gestão por 11 anos do curso de Administração, gestão do curso superior em Tecnologia de Recursos Humanos, gestão do curso superior de Tecnologia em Marketing, coordenador da Área de Ciências Sociais Aplicadas e Saúde, coordenador de Ensino da Zona Oeste. Professor do Cursos de Administração, Marketing, Gestão de Pessoas/ Recursos Humanos, da Pós-Graduação de curso de Administração em Saúde, da Pós-Graduação do Curso de Gestão Corporativa, da Pós-Graduação em Gestão de Recursos Humanos, do MBA em Gestão Empresarial e do MBA em Coaching. Pesquisador Líder do GPEAD (Grupo de Pesquisa no Ensino de Administração) – cadastrado e certificado no DGP do CNPQ com Enfoque em Ensino de administração, Estratégias empresariais e gestão universitária. Homenageado com a Moções da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (ALERJ) por serviços prestados à profissão da administração e destaque de comprometimento como profissional de administração (2012, 2013 e 2016).

Adm. Ronaldo Vasconcellos Fonseca

Adm. Ronaldo Vasconcellos Fonseca
Bacharel em Administração pela Universidade Federal Fluminense, mestrado em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina, após aprovação em processo seletivo organizado pela Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (Anpad), e extensão universitária em Gerenciamento de Negócios pela Universidade Austral de Buenos Aires. Possui mais de 30 anos de experiência em todos os subsistemas da área de Recursos Humanos
adquirida em empresas multinacionais, privadas nacionais e de economia mista. Também atua como professor de disciplinas diversas em cursos de graduação em Administração, Tecnólogo em Gestão de RH e Engenharia Civil na Universidade Salgado de Oliveira e em cursos de especialização e MBAs em Gestão de Pessoas em universidades diversas sem vínculo empregatício. Atualmente, é responsável por Recursos Humanos no Conselho Regional de Corretores de Imóveis do Rio de Janeiro.

Adm. Pando Angeloff Pandeff – titular Adm. Firmino Carneiro

Adm. Pando Angeloff Pandeff
Graduado em Administração de Empresas. Doutor em Geografia, mestre em Ciência Ambiental e em Ensino de Ciências da Saúde e do Ambiente. Possui MBA em Gestão Educacional, Gestão de Negócios, e Gestão de Empresas de Petroleo e Gás. Avaliador ad hoc do INEP, docente do ensino Superior com atuação como coordenador de cursos de Administração e Processos Gerenciais. Atuação profissional no 1º, 2º e 3º setores desenvolvendo projetos, diagnósticos socioeconômicos e análises para implantação de empreendimentos. Livre docente em cursos de Pós Graduação em Meio Ambiente e Sustentabilidade. Instrutor na ESPM. Analista Ambiental e coordenador de projetos socioambientais pelo Instituto Soluções Brasil desde 06/2011. Atuação no serviço público pelo SAAE – Serviço Autônomo de Água e Esgoto no Município de Itaboraí-RJ como Diretor Administrativo e Financeiro e Analista Ambiental – transferido para atuação pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo de Itaboraí/RJ como chefe de Licenciamento Ambiental e atuação complementar como Analista Ambiental em apoio as Políticas de uso e ocupação do solo. Atuação complementar como Perito Judicial na área Ambiental e no desenvolvimento de Estudos para implantação de empreendimentos imobiliários. Auditor Líder de ISO-14001 e Auditor Interno em SIG – Sistema Integrado de Gestão (ISO-9001 / ISO-14001 / OSHAS-18001). Assessor Técnico em Projetos na Coordenadoria de Assuntos Estratégicos (CAEs) da Secretaria de Estado de PMRJ. Membro do Fórum da ALERJ de Desenvolvimento Estratégico do Rio pelo ICT Sustentável Global (Integrando as Câmaras Técnicas Setoriais de: Desenvolvimento Sustentável e de Energia.

Adm. Ubiratan dos Santos Silva – titular Adm. Josué

Adm. Ubiratan dos Santos Silva

Graduado em Administração pela Unisuam (1986), pós-graduado em Docência do Ensino Superior pela Universidade Candido Mendes (2008). Atua como professor e coordenador do curso de Administração da Universidade Estácio de Sá há 16 anos. Experiência na área de Administração, Marketing, Planejamento Estratégico e Empreendedorismo. Atuou durante 36 anos em empresas nacionais e multinacionais, na área de gestão ocupando cargos referente aos níveis estratégicos e táticos, desenvolvendo mercados e realizando pesquisas sobre o comportamento do consumidor.

Adm. Marcus Luiz Graça Gonçalves - titular Adm Luiz Vasques

Adm. Marcus Luiz Graça Gonçalves
Bacharel em Administração com especialização em Administração Pública e Desenvolvimento de Projetos. Administrador concursado na Prefeitura de Macaé com experiência de mais de 20 anos de serviço público. Representante adjunto do CRA-RJ em Macaé. Foi superintendente financeiro e administrativo da Fundação Educacional de Macaé (Funemac). Licenciado em Letras. Conselheiro Municipal de Educação de 2003 a 2006.

Adm. Janaina Nascimento Simões de Souza - titular Mª de Fátima

Adm. Janaina Nascimento Simões de Souza

Professora da UFRRJ. Bacharel em Administração (UFRRJ), especialista em Marketing (PUC), especialista em Ecoturismo (UFLA), mestre em Gestão Estratégica em Negócios (UFRRJ), doutora em Antropologia (UFF). Avaliadora  do Basis/Inep/MEC.

Adm. Ednor Medeiros de Souza Filho - titular Adm. Jucimar Secchin

Adm. Ednor Medeiros de Souza Filho

Graduado em Administração Postal pela Escola Superior de Administração Postal – ESAP (1984), licenciatura Curta e Plena em Matemática pelo Centro Universitário de Brasília – CEUB (1987), graduação em Administração de Empresas pela Unigranrio (2002), pós-graduado em Planejamento e Gestão Estratégica Empresarial pela Universidade Gama Filho (1996), pós-graduado em Gestão Estratégica em Recursos Humanos pela UFRRJ (2007), pós-graduado em Gestão Estratégica da Saúde pela School of Business Administration, da University of Miami – USA (2013).

Como funcionário de uma grande empresa há 40 anos já atuou nos mais diversificados segmentos da Administração tais como gestor de uma gráfica produtora de valores; gerente de varejo, diretor estadual de negócios, diretor estadual de Recursos Humanos, gerente de regiões de atendimento, diretor de um Centro Cultural especializado em artes plásticas. Atualmente desenvolve programas estratégicos de formação/atualização para profissionais da alta e média gestão.

Adm. Ednor Medeiros de Souza Filho - titular Adm. Jucimar Secchin

Tecnol. André de Oliveira
Professor universitário, mestre em Ciência e Tecnologia Ambiental pela Uezo, especialista em Gestão Empresarial, MBA em Inteligência Competitiva pela Faculdade Senac RJ, graduado em Logística Empresarial pela UCB. Supervisor Técnico no Senac RJ.

Adm. Francisco Carlos Santos de Jesus - Conselheiro Federal

Adm. Francisco Carlos Santos de Jesus – Conselheiro Federal
Administrador, Advogado. Mediador, Árbitro e Perito. Responsável pela implantação e Coordenação da Comissão Especial de Perícia Judicial, Extrajudicial e Administração Judicial do CFA. Foi Conselheiro Secretário e VP de Fiscalização e de Registro do CRA-RJ. Representante do CRA-RJ em comissões, dentre elas do Ministério do Trabalho; o Grupo do CFA/OIT/Nações Unidas; CFA – GESTÃO PÚBLICA; Membro de Comissões do CRA-RJ; ex Conselheiro do Conselho Empresarial de Meio Ambiente e Sustentabilidade da ACRJ. Foi Presidente da Comissão Eleitoral, Consultor/Palestrante e Coach junto ao Sistema S por mais de 20 anos. Conselheiro da OAB/RJ. Foi Membro Titular do Tribunal de Justiça Desportiva da Federação de Volley do Estado do Rio de Janeiro. Professor das Faculdades AVM e Redentor. Ex assessor do TCE-RJ, Foi Subsecretário de Planejamento e Captação de Recursos – ERJ. Foi Assessor Parlamentar na Câmara Municipal-RJ, no Senado e na Assembleia Legislativa-RJ. Acadêmico, titular da cátedra 168 da Academia Brasileira de Ciências Econômicas, Políticas e Sociais – ANE. Acadêmico Fundador da ABROL Rio – Academia Brasileira Rotária de Letras do Rio de Janeiro e Membro do Conselho Consultivo da ABROL Sergipe. Detentor de diversas honrarias dentre elas a Medalha Tiradentes da ALERJ.

Adm. Patrícia Figueiredo Pereira Salgado

Adm. Patrícia Figueiredo Pereira Salgado – Conselheira Federal Suplente
Conselheira Federal Suplente e Membro da Comissão de Mediação e Arbitragem– CRA RJ. Possui especialização em Logística Empresarial e Docência do Ensino Superior pela Universidade Cândido Mendes, além ser especialista em Educação à Distância: Gestão, Docência e Processos Acadêmicos pela Universo. Mestrado em Sistemas de Resolução de Conflitos pela Universidade Nacional de Lomas de Zamora, Argentina (2016)
Há 18 anos atua como docente na Universidade Salgado de Oliveira nos cursos de Graduação e Pós-graduação na área de Administração. Atuou por 6 anos como Coordenadora do curso de Administração de Empresas (UNIVERSO – Campus São Gonçalo). Atualmente está responsável pela Ouvidoria Acadêmica do Departamento de Ensino à Distância e Presidente da Comissão Própria de Avaliação (CPA) da UNIVERSOEAD. Com experiência em Gestão Pública, atuou como Chefe da Divisão de Controle e Orçamento da TVE – Brasil (Fundação Roquette-Pinto) e posteriormente como Coordenadora de Planejamento e Assessora Financeira na mesma instituição.