O MEC divulgou no dia 13 de janeiro de 2011 o Censo do Ensino Superior de 2009. De acordo com o levantamento 1,1 milhão de estudantes se matricularam em um curso de Administração no ano de 2009. Quase metade das matrículas da educação superior concentra-se nos cursos de administração, direito (651 mil), pedagogia (573 mil) e engenharia (420 mil). Na educação a distância, apenas dois cursos – pedagogia e administração – detêm 61,5% do total de matrículas.
Para o Adm. Wagner Siqueira, Presidente do Conselho Regional de Administração do RJ, a grande procura pelo curso de Administração pode ser explicada pela crescente demanda por Administradores profissionais em diversos segmentos: indústria, comércio, serviços, administração pública, terceiro setor, consultoria, magistério. Tendência essa que deve se manter já que o Brasil passa por um processo de desenvolvimento que exige qualidade em seus processos de gestão, como explica o Presidente do CRA/RJ: “Os grandes investimentos público-privados – como o Comperj e outras obras prometidas pelo PAC – e os mega eventos, como a Copa do Mundo de 2014 e as Olímpiadas de 2016, representam grandes oportunidades para o país mostrar elevados níveis de eficiência e de eficácia na aplicação de recursos assim como na geração de resultados efetivos para todos os interessados, sobretudo para a sociedade brasileira”
No entanto, Wagner Siqueira alerta para a necessidade dos cursos de Administração investirem fortemente na capacitação de seus docentes, na infraestrutura de suas instalações e equipamentos e na manutenção do projeto pedagógico do curso que deve estar antenado com as perspectivas da economia permitindo assim que o futuro egresso ocupe o espaço a ele destinado no mercado de trabalho.