A Comissão Especial de Perícia Judicial, Extrajudicial e Administração Judicial (Cepaj), do Conselho Federal de Administração (CFA), promoveu o curso de Perícia Judicial com foco em profissionais da Administração, nesta sexta-feira (03), na sede do CRA-RJ, em parceria com a Associação dos Peritos Judiciais do Estado do Rio de Janeiro (Apjerj).
Para o coordenador da Cepaj Adm. Francisco de Jesus é extremamente relevante levar esse conhecimento técnico a todos os registrados no Sistema CFA/CRAs.
“Em verdade, o CRA do Rio de Janeiro tem cumprido o seu papel conforme o acordo feito com o presidente do CFA Adm. Wagner Siqueira. Já fizemos Workshop, no início do mês, cumprimos a confecção de um cadastro e já temos um outro evento preparado para o segundo semestre deste ano. Então, esta é uma sequência na qual estamos trabalhando, mas gostaríamos que todo o Brasil estivesse envolvido nesse processo de capacitação de nossa categoria”, destacou Jesus.
A Adm. Sônia Timi, uma das professoras responsáveis pelo curso, chamou a atenção para a participação das mulheres neste mercado, onde a maioria atuante ainda é composta por homens.
“Se você for ver os peritos da minha idade, a maioria é do sexo masculino. Mas quando eu comecei a trabalhar com informática, 30 anos atrás, era um campo majoritariamente de homens, hoje tudo é bem diferente. Por isso, eu estou acostumada com essa situação. Então, é mais uma coisa que temos de provar que somos tão boas quanto eles, que não pode existir exclusividade, seja para homem ou para mulher. Eu nunca fiquei pensando se tinha espaço para mim ou não nesse mercado, simplesmente fui conquista-lo”, disse Timi.
A Adm. Denise Dal Pai, coordenadora da Comissão Especial de Mediação e Arbitragem do CRA-RJ lembrou que na própria Administração, há alguns anos, havia poucas mulheres atuantes.
“Isso é um desafio para as mulheres, mas pode ser superado quando nos portamos de maneira adequada, estudando, se capacitando e realmente buscando alcançar posições de destaque nos conselhos e nos ambientes profissionais diversos, em especial na área da Perícia. A Sônia Timi é um exemplo de competência na superação dessas barreiras”, ressaltou Dal Pai.
O primeiro secretário da Apjerj Murilo Luiz Júnior falou sobre a relevância das tecnologias na condução dos processos judicias, baseando-se no debate central do 26º Encontro Brasileiro de Administração, que acontece entre os dias 6 e 8 de agosto, no Centro de Convenções da Bolsa do Rio, discutindo a Industria 4.0 e a Era Digital.
“O que houve de mudança na Perícia é justamente a tecnologia que está sendo usada. Elas vieram facilitar a vida do perito, diminui os prazos, deixando-os infinitamente menores. Isso foi um achado, não precisamos mais ir sempre aos Fóruns, enfrentar filas, tira fotocópias, entre outras burocracias”, disse Luiz Junior.
Além da participação nos cursos, a interação entre os profissionais atuantes na Perícia Judicial é algo fundamental, conforme defende o vice-presidente da Apjerj José Heriberto Costa.
“É importante que o profissional da Administração faça o curso de Perícia Judicial, primeiro para poder se cadastrar no Tribunal do Rio de Janeiro e, em segundo lugar, ao participar da Associação, para ter acesso a palestras, cursos [alguns gratuitos] e, principalmente, fazer parte de a uma rede de outros peritos, onde poderá trocar conhecimento, aprendendo e ensinando tudo que faz parte do mundo da Perícia”, disse.
O Adm. Sidney Vasconcelos, presidente do CRA do Sergipe destacou a atuação do presidente do CFA Adm. Wagner Siqueira no incentivo à disseminação de mais esse campo de atuação para a categoria.
“Eu fico agradecido pela oportunidade de participar desse curso de Perito Judicial, uma área ainda pouco divulgada lá no Sergipe e com poucos profissionais atuando nela. Com essa parceria entre CRA-SE, CRA do Rio de Janeiro e CFA, a gente já está propondo que o próximo Encontro Nacional de Peritos seja lá, no nosso estado. Assim, cremos que esse campo será mais divulgado entre os profissionais sergipanos”, explicou Vasconcelos.
Aqui no site do CRA-RJ, na CRA-RJ Play e Rádio ADM RJ, os interessados encontram diversos materiais sobre a Perícia Judicial voltada para profissionais da Administração.