Na próxima sexta-feira, 29, acontecerá a promoção ‘Black Friday’, data importada dos Estados Unidos que inaugura a temporada de compras de Natal com significativas promoções em muitas lojas físicas e online. De acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a Black Friday deste ano deverá movimentar R$ 3,67 bilhões e alcançar o maior faturamento em uma década. Se confirmada a previsão, será um aumento de aproximadamente 10,5% em relação a 2018 (R$ 3,32 bi) – descontada a inflação, o crescimento real das vendas em comparação com o mesmo período do ano passado deverá ser de 6,8%.
Segundo o economista Fabio Bentes, da CNC, um dos motivos para a crescente alta do faturamento da Black Friday é a tendência de aumento das vendas no comércio eletrônico, que tem se destacado em comparação com o varejo físico.
“A facilidade de comparação de preços online em uma data comemorativa caracterizada pelo forte apelo às promoções evidencia a tendência de aumento expressivo deste evento do calendário do varejo, quando comparado às demais datas, especialmente nos espaços virtuais”, afirmou o economista.
Esta visão de crescimento do consumo também é corroborada pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), que tem a expectativa de que o setor fature $ 3,45 bilhões. A participação do Rio de Janeiro nesse montante total é de 11%.
“As previsões reafirmam um bom aquecimento, principalmente no meio digital, que tem cada vez mais frequência de consumidores”, garantiu Rodrigo Bandeira Santos, vice-presidente da ABComm, revelando ainda que as categorias de produtos que devem ser mais procuradas são: Informática, Celulares, eletrônicos, Moda e acessórios, Casa e Decoração.
Vários sites e aplicativos estão fazendo o acompanhamento dos preços de diversos produtos. Antes de comprar, fique ligado nesses dados a fim de tomar as melhores decisões.