Por Gleici Monteiro
Sob orientação de Érika dos Anjos

É de conhecimento geral que o currículo, além de ser um documento com suas informações pessoais e profissionais, pode ser um dos passos mais importantes para conquistar ou reconquistar a colocação no mercado de trabalho. O que poucas pessoas sabem é que um recrutador, em média, lê um currículo em 7 segundos e o documento pode desclassificar até 90% dos candidatos inscritos em processos seletivos. 

Essas informações foram colhidas por Tadeu Ferreira, diretor-geral da Aprimorha, empresa especializada em consultoria de carreira e recolocação profissional, e demonstram o quanto a elaboração correta do currículo é determinante na hora de conquistar um espaço no mercado de trabalho. O material deve funcionar como uma uma vitrine profissional onde fique claro que o candidato atende às exigências da vaga, de acordo com a formação e experiências especificadas. Seu principal objetivo é conseguir uma entrevista, pois é lá que o profissional terá a oportunidade de falar mais sobre ele e o que tem a oferecer para a empresa.

O CRA-RJ, com a ajuda do coordenador da Comissão Especial de Recursos Humanos, o Adm. Reinaldo Faissal, preparou algumas dicas para você profissional ou estudante da Administração que está buscando uma colocação não errar na montagem do seu currículo. Confira abaixo:

  1. Contato

É muito importante que o currículo profissional contenha os principais dados de identificação e contato do candidato, como nome completo (evitar abreviações), endereço com o CEP, telefone e um e-mail profissional adequado. O Adm. Reinaldo Faissal destaca que “a proposta é profissional, então o candidato deve apresentar-se como tal”.

  1. Objetivo

Um dos erros mais comuns é colocar afirmações genéricas e frases de efeito no objetivo profissional. O ideal é que o candidato seja simples, específico e conciso sobre o tipo de oportunidade que está buscando e a área de atuação. Vale ressaltar que é válido adequar o seu objetivo de acordo com a vaga e a empresa na qual você está se candidatando. 

  1. Formação

Esta pode ser considerada uma seção simples, porém é primordial para os recrutadores comprovarem as hard skills do profissional. Os candidatos devem listar o seu grau de educação, como graduação, tecnólogo, pós-graduação, curso técnico e afins. Segundo Faissal, “três níveis são mais do que suficientes”, organizando-os do mais recente até o mais antigo, além de informar o nome da instituição de ensino e o ano de conclusão.

  1. Experiência

Considerada a parte mais importante do currículo, o candidato pode colocar qualquer atividade que agregou à sua carreira profissional. Não precisa necessariamente ser apenas um trabalho formal. Voluntariado e projetos pessoais são bem-vindos. Para os estudantes, é válido destacar a atuação dentro da instituição de ensino, como atividade no centro acadêmico, projetos de iniciação científica e empresas juniores. Assim como as informações de ensino, “sempre informe o nome da empresa, cargo ou função, mês e ano de admissão e de demissão. Se ainda estiver lá, escreva ‘atual’”, observa o especialista.

  1. Habilidades

É de extrema importância que o candidato destaque e classifique entre básico, intermediário e avançado os conhecimentos em ferramentas que se encaixam na vaga concorrida. Caso haja um certificado que comprove tal habilidade, ele pode ser inserido como um hiperlink no formato digital do currículo. Outro ponto importante é “sempre colocar a carga horária e ano de conclusão ou período de realização de cursos complementares”, destaca o Administrador.

  1. Informações complementares

O ideal é que o candidato faça um filtro de informações relevantes a sua vida profissional/acadêmica que podem virar assunto durante a entrevista, como prêmios, destaques acadêmicos e afins. 

Assim como as informações acima, uma formatação simples e atenção dobrada aos erros de digitação e ortografia são fundamentais para um currículo de sucesso. Você também pode investir no seu networking através do Linkedin, uma plataforma voltada para o uso profissional, e nos cursos de capacitação gratuitos da UCAdm para destacar e valorizar o seu currículo

Além disso, na CRA-RJ Play você encontra conteúdos exclusivos sobre o tema, como a entrevista especial sobre “Linkedin como ferramenta para ascensão profissional”; o Adm A Live sobre “Gestão de Carreira”; e a palestra “Gestão, Currículo, Entrevista e Linkedin”.

Não perca tempo! Acesse os links e fique por dentro do assunto!