A primeira conferência internacional do XIII FIA e do IX CMA, “Megatêndencias para o futuro: o que podemos fazer agora para o futuro da Administração e dos Negócios”, já está disponível na íntegra, no site da TV CRA-RJ. Os conferencistas debateram as relações econômicas mundiais no passado, no presente e no futuro. Participaram ainda do painel, o Adm. Rogério Bohn, membro do comitê gestor do evento, o Adm. Marco Aurélio Ferreira e o Adm. Mauro Bellini.
Entre outras abordagens, Doris Naisbitt falou sobre a relação da China com os outros países emergentes e potências atuais. Segundo a conferencista, a nação não é compreendida de forma integral pelos outros Governos. Além da China, outros países também gostariam de ser mais bem entendidos e aceitos mundialmente.
“A China é apenas um dos muitos países que estão entrando no universo global. É uma economia emergente que ainda é não é tão conhecida. É importante entendermos como nos apresentamos ao mundo e qual nosso novo papel nele”, disse Doris Naisbitt.
Já John Naisbitt falou sobre o cenário mercadológico internacional, que está se transformando por intermédio das novas potências, e explicou que as fusões empresariais contribuem para essa nova realidade. De acordo com o palestrante, a posição de dominação de nações ocidentais será substituída por “uma nova dinâmica mundial”. John considera que mesmo os Estados Unidos da América, considerado uma das maiores forças socioeconômicas, poderá sofrer transformações drásticas.
“O futuro norte-americano está se deteriorando, pois não podemos avaliar com certeza o que acontecerá nos próximos anos. Essa incerteza está acabando com o setor econômico do país e as nações emergentes vão passar o PIB dos EUA, em breve”, avaliou John Naisbitt.
Sobre o Brasil, John ressaltou que o país possui uma intensidade cultural muito elevada e isso deve ser um elemento diferencial em relação aos mercados vizinhos, transformando-o em uma potência de grande importância na América Latina.
“A relação com o esporte e com os movimentos culturais levam o povo a um amadurecimento social”, concluiu.
Para assistir à palestra na íntegra, acesse o site da TV CRA-RJ, clique aqui.