O segundo painel da manhã de hoje do XXVI Encontro Brasileiro de Administração trabalhou o tema “Um outro mapa profissional: reaprendendo a nadar”, com o palestrante José Augusto L. Figueiredo, CEO na Lee Hecht Harrison Brasil. O Adm. Samuel Melo, presidente do CRA-MA, foi o presidente de mesa da conferência.
Figueiredo salientou que além da tecnologia existem outros desafios, que são questões sérias, da vida profissional, acadêmica e pessoal. E, mesmo assim, esta pressão enorme faz com que tenhamos problemas do ponto de vista emocional. Este é mais um desafio para os gestores.
“Vivemos em um ambiente onde os Administradores precisam saber lidar com cada um dos percalços, desde geracionais até a vulnerabilidade. Por exemplo, pela primeira vez na história da humanidade existem 5 gerações no mercado de trabalho. Como o gestor consegue encarar esse desafio, gerir essas pessoas? Sendo que cada um tem suas questões para administrar”, ressaltou o palestrante, lembrando ainda que estamos encarando diariamente conceitos de diferentes naturezas e complexidade.
Para José Augusto L. Figueiredo, atualmente quando olhamos para uma organização, entendemos que é um conjunto de pessoas que representam as lideranças da organização nessa missão, o que fazemos e como fazemos. E cada um precisa entender que o trabalho deve ser em prol desta instituição comum.
“O individualismo é uma não compreensão do momento que estamos vivendo. Temos um ambiente muito competitivo, pouco colaborativo, mas que precisamos mudar. No entanto, não creio que consigamos isso sem mexer no nosso atual modelo de educação”, garantiu.
Às 14h, será a vez da palestra “Por que a inovação é o mantra: conflito é bom” e do painel paralelo “Tecnologia e inovação na Gestão Municipal”. Acompanhe ao vivo na CRA-RJ Play e na Rádio ADM.