Por Josué Amador
Os profissionais do Marketing podem lançar mão de uma importante e eficiente ferramenta de pesquisa para suas ações no mercado: o Eye Tracking, uma tecnologia iniciada na década de 1930, que permite o rastreamento do globo ocular para determinar em que pontos o indivíduo fixou o olhar por mais tempo. Dessa forma, é possível determinar os elementos mais relevantes em uma tela de computador, outdoor, revistas, jornais e meios de comunicação, com suas cenas, imagem, ícones, botões de interatividade, entre outros.
Durante entrevista no CRA-RJ, o Administrador Miguel Marun chamou a atenção para esse momento em que o avanço tecnológico está capaz de mensurar até o direcionamento dos olhares dos possíveis clientes, fornecendo assim informações valiosas para fase do planejamento, que podem ir desde a concepção de um produto/serviço à reformulação de toda uma cadeia produtiva.
“Um dado importante, principalmente em termos de varejo, é o trabalho que se tem com a embalagem. Ela, originalmente, era para proteger o produto, mas cada vez mais se destaca, principalmente pela cor. Se você está olhando para a prateleiras, para as gôndolas, normalmente uma cor mais forte vai te chamar atenção”, explicou Marun.
Nesses casos, o equipamento utilizado para determinar o local mais visualizado pelo cliente em potencial fica registrado, devido à emissão de calor provocado pela luz emitida em direção da pupila do agente pesquisado. Isso gera um relatório para dizer, por exemplo, quais cores e quais produtos são mais indicados para utilização.
O Prof. Wellington Ávila também chamou atenção para que os Administradores da área de Marketing estejam atentos às possibilidades dessa ferramenta, uma vez que visão é um dos sentidos mais desenvolvidos do ser humano e pode ser explorada para bons resultados de marketing e neuromarketing.
“A tecnologia, hoje, trabalha em favor do neuromarketing e tem um potencial muito grande para contribuir com a área, porque a interação humano-computador está vindo com uma força muito grande, contribuindo com o profissional da Administração nas análises e relatórios, a partir dessa aplicabilidade”, disse Ávila.
Na Rádio ADM RJ e na CRA-RJ Play está disponível a entrevista completa com os dois especialistas sobre esta tecnologia aplicada ao Marketing. Acesse e confira!