No dia 6 de novembro, o Conselho Regional de Administração do Rio de Janeiro e a Prefeitura de Volta Redonda irão apresentar o projeto Índice CFA de Governança Municipal, que registra a eficiência e a eficácia da gestão pública das cidades brasileiras. O evento acontece no Centro Universitário Geraldo Di Biase (Auditório Milton Carlos), a partir das 9h.
O projeto IGM/CFA visa mensurar a qualidade da gestão pública dos municípios de todo o país. Do Rio de Janeiro, 35 municípios já tiveram seus três indicadores aferidos (Gastos e Finanças Públicas; Qualidade da Gestão; e Desempenho), tendo Niterói conquistado o melhor lugar no Estado.
“Trata-se de um indicador que serve para promover melhorias e ajustes na gestão dos municípios, sendo um insumo indispensável para os prefeitos na elaboração de políticas públicas. Com isso, o Administrador pode ser inserido de forma mais consistente no espaço público, algo vital para a melhora no desempenho da gestão pública dos municípios”, analisou o Adm. Wagner Siqueira, conselheiro federal pelo Rio de Janeiro e atual presidente do CFA.
Para o Adm. Humberto Falcão, diretor do Instituto Públix (responsável pelo Índice), a questão do ranking deve ser interpretada da maneira mais positiva possível, já que através dele é possível determinar metas de alcance para as cidades.
“O ranking deve ser visto em camadas ou patamares, pois importa menos a colocação e mais o nível geral em que o município se encontra”, afirmou o diretor, lembrando ainda que não há uma ‘receita de bolo’ para a boa Governança Municipal, mas a junção de ingredientes de boa qualidade como uma burocracia bem instruída e um sistema político alinhado com a sociedade, além de outros requisitos como boa liderança.
O IGM/CFA já foi apresentado na Câmara dos Deputados de Brasília, no XI Encontro de Administradores e no município de Cabo Frio. No dia 21 de novembro também será apresentado na Câmara de Niterói.