Por JP Miranda
Sob supervisão de Érika dos Anjos|

Cada vez mais a saúde mental tem sido pauta central nos debates dentro das organizações. Com a chegada de 2026, destaca-se o ‘Janeiro Branco’, campanha que tem como objetivo conscientizar sobre o tema, incentivar ações de prevenção às doenças relacionadas à saúde emocional e combater a desinformação e o preconceito que ainda cercam os transtornos mentais. O mês foi escolhido por seu caráter simbólico, por marcar o início do ano, período em que muitas pessoas refletem sobre suas vidas e traçam novos caminhos.

Neste ano, as empresas brasileiras enfrentarão uma mudança regulatória significativa com a implementação da Norma Regulamentadora nº 1 (NR-1), que torna obrigatória a inclusão da gestão de riscos psicossociais — como estresse, burnout, assédio e sobrecarga de trabalho — nos Programas de Gerenciamento de Riscos (PGR). O Brasil registrou, em 2025, um recorde de afastamentos de trabalhadores por doenças ligadas à saúde mental, superando o número contabilizado em 2024 que foi de quase quase meio milhão de pessoas, segundo dados do INSS. 

No CRA-RJ, o compromisso com o debate e a disseminação de informações sobre o tema é permanente. A instituição promove iniciativas contínuas e disponibiliza no  AdmLivros, obras como “A Síndrome de Burnout nas Organizações” e “Qualidade no Trabalho: Programa 5S’s, ambas escritas pelo presidente do Conselho, Adm. Wagner Siqueira, que tratam sobre o tema e podem ser baixadas de forma gratuita! Também há outros livros sobre o assunto disponíveis na plataforma.

Em “A Síndrome de Burnout nas Organizações”, o presidente é enfático ao afirmar que “o burnout não é um problema do indivíduo isolado, mas o resultado direto de relações sociais de trabalho adoecidas”. A reflexão reforça a necessidade de que as organizações assumam responsabilidade ativa na construção de ambientes mais saudáveis, indo além de abordagens exclusivamente individuais. 

Além disso, em nosso canal no YouTube, por meio de podcasts e programas especiais, reunimos profissionais com ampla experiência para discutir o assunto. Um exemplo é o Cenário RH, que contou com a participação da Adm. Cristina Matos, membro da Comissão Especial de Recursos Humanos do CRA-RJ, e da consultora Luzia Teodoro, que abordaram a importância da liderança inspiradora e demonstraram como uma gestão humana e consciente impacta positivamente a saúde mental das equipes.

O CRA-RJ reafirma, sob a liderança do presidente Adm. Wagner Siqueira, seu papel institucional na promoção de ambientes de trabalho mais saudáveis, humanos e responsáveis. Ao estimular o conhecimento, o diálogo e a boa gestão, o Conselho fortalece a Administração como instrumento essencial para a valorização das pessoas e para o desenvolvimento sustentável das organizações.