Data/Hora
20 de agosto de 2019 (terça-feira)
18:00 – 19:00
Localização
Auditório do CRA-RJ
Rua Professor Gabizo, 197 – Tijuca
Palestrante(s)
Adm. Ana Carolina de Gouvea Dantas Motta – Graduada em Administração de Empresas pela PUC-Rio (2000), fez Mestrado em Administração e Ciências Contábeis na FACC (2006) e Doutorado em Engenharia de Produção na COPPE (2014), ambos na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente é Professora do Mestrado Profissional em Gestão do Trabalho para a Qualidade do Ambiente Construído – MPGTQAC, da Universidade Santa Úrsula – USU, onde atua na pesquisa científica e no ensino de graduação e de pós-graduação. Integrou o Núcleo Docente Estruturante NDE da graduação em Administração (2014-2017) e o Colegiado do MPGTQAC (2015-atual). Coordena o Núcleo de Trabalho de Conclusão de Curso (NTCC) da USU. Possui interesse de pesquisa nas áreas: ética na administração e nos negócios, a partir de uma perspectiva crítica e interdisciplinar, estudos organizacionais críticos e revisão de conceitos teóricos da área da administração à luz de obras originais. http://orcid.org/0000-0001-5918-6274
Adm. Mariana Marinho da Costa Lima Peixoto – Doutoranda em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (CEPEAD/FACE/UFMG), mestre em Administração pela Universidade Federal Fluminense (PPGAd/UFF) e bacharel em Administração com MBA em Finanças Corporativas e Mercado de Capitais (UFF). É professora, pesquisadora, palestrante e possui experiência em Planejamento e Controle, Finanças, Marketing, Comportamento do Consumidor, Neuromarketing e Estratégia. Foi professora substituta na UFF, coordenadora do curso de Administração e professora dos cursos de Administração e Ciências Contábeis na Universidade Salgado de Oliveira (Universo) e professora do MBA de Logística Empresarial (LOGEMP/UFF). Atualmente, é professora na Universidade Santa Úrsula (USU), professora colaboradora nos MBAs do NPG/FAF da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), no MBA de Gestão Estratégica de Pessoas da Estácio e coordenadora adjunta do Grupo de Estudos Interdisciplinar NeuroFaces (UFMG).
Breve descrição do tema
“A economia comportamental, um ramo notável surgido há mais de quatro décadas, foi durante um bom tempo assunto de alguns poucos. Mesmo quando novos estudos provavam que, ao contrário do que previam economistas tradicionais, as pessoas tomam decisões irracionais, a discussão,com algumas exceções, ainda ficava restrita aos cursos de economia.
Isso mudou com “Nudge – o empurrão para a escolha certa”.
O livro de Cass Sunstein e Richard Thaler, que completa dez anos de lançamento em 2018, levou ao grande público a ideia de que “empurrões” – pequenas mudanças na forma como as opções de uma determinada escolha são apresentadas a um grupo – ajudam as pessoas a tomar boas atitudes.
Por exemplo, tornar toda a população doadora de órgãos a não ser que a pessoa se manifeste em contrário não violaria o direito de ninguém, todos ainda poderiam escolher ser ou não doadores. Mas ajudaria um monte de gente que gostaria de ser doador, mas por um motivo ou outro não se inclui na lista.
Não é raro que livros de divulgação de alguma área da ciência sejam lançados para uma audiência mais popular, mas é bastante raro que virem um best seller como “Nudge”, entrando na lista dos mais vendidos. E nem que receba tamanho reconhecimento – a respeitada The Economist nomeou-o um dos melhores lançamentos de 2008.”