A TV CRA-RJ entrevistou o professor da Fundação Getúlio Vargas, Bianor Cavalcante, no quadro Atualidades, para comentar o texto que escreveu sobre o personagem Félix da novela Amor à Vida, da TV Globo. Cavalcante explicou as razões pelas quais fez o texto e sua opinião sobre a representação do Administrador na trama e na sociedade em geral.
O professor ressaltou a força que a televisão tem na formação de opinião pública e que as novelas, em especial, atuam em pontos centrais e polêmicos e precisam de melhor atenção da sociedade. No que tange à Administração, ele se vê obrigado a acompanhar e analisar tudo que é associado à profissão, já que é pesquisador, consultor e professor da área. O Bianor Cavalcante explicou ainda que elementos apresentados na novela, como problemas na gestão da saúde e corrupção, fizeram com que ele percebesse a necessidade de escrever o artigo, tendo como gancho a importância de se entender o papel do Administrador na gestão organizacional.
Na visão de Cavalcante, na cena em que César diz que Félix não poderia assumir a direção do hospital por ser um mero Administrador, o preconceito com a profissão fica evidente e é colocado também em evidência.
“Eu achei que não se podia perder esse gancho: o preconceito com o papel, com a função do Administrador. O fato de que existe uma tendência na sociedade em desqualificar ou minimizar a contribuição dos Administradores”, disse Cavalcante.
Este tipo de comportamento social afasta o Administrador de sua função e, segundo o entrevistado, esse movimento faz com que pessoas não capacitadas à gestão, atuam de forma indiscriminada. Ele ainda defendeu que não basta ao profissional de Administração o conhecimento de técnicas inerentes à profissão, mas é necessário ter ética e desenvolver valores no exercício do cargo.
“De fato existe grande nível de corrupção em hospitais, existe carência de competência de gestão, que são resultantes, de certa forma, deste preconceito que ainda existe”, ressaltou o professor.
A entrevista completa pode ser conferida no site da TV CRA-RJ, clique aqui.