No dia 17 de janeiro de 1968, foi instituída a criação do Conselho Regional de Técnicos em Administração da 7ª região, que seria o futuro CRA-RJ, como você pode ler aqui. Naquela mesma data, foi expedido o primeiro registro profissional de Administrador para o Adm. Ibany da Cunha Ribeiro (CRA-RJ nº1). Sua inscrição no CRTA foi no modelo provisionado, por já exercer a profissão de ‘Técnico de Administração” no antigo Departamento Administrativo do Serviço Público (Dasp), antes mesmo da regulamentação da profissão. Também foi o primeiro presidente do Conselho Federal de Técnicos de Administração, o atual CFA. Curiosamente, a data de nascimento do Administrador é 09/09/1909, dia em que seria regulamentada a profissão 54 anos depois e que veio a ser considerado o ‘Dia do Administrador’.
Antes de assumir a presidência do CFTA, Ibany foi instituído presidente da Junta Executiva que viria a formar a primeira diretoria da entidade, em 22 de junho de 1966, e que tomou para si a promoção de medidas para regulamentar a Lei nº 4.769/65, que regulamenta a profissão. Dentre as conquistas da Junta está o Decreto nº 61.394, de 22 de dezembro de 1967, que regulamentou a profissão de Técnico de Administração; e, logo depois, em 17 de janeiro de 1968, a instalação do Conselho Federal de Técnicos de Administração (CFTA). A Resolução Normativa nº 2, dessa mesma data, também instalou os dez primeiros Conselhos Regionais de Administração (CRTAs).
O Adm. Ibany da Cunha Ribeiro permaneceu no cargo de presidente do CFTA até o dia 1º de janeiro de 1970, quando passou-o para o Adm. Guilherme Quintanilha de Almeida. O profissional também foi um dos fundadores e presidentes da Associação dos Servidores Civis do Brasil.
No dia 25 de agosto de 1987, solicitou o cancelamento do registro junto ao CRA-RJ por aposentadoria. O Adm. Ibany da Cunha Ribeiro é falecido e deixou uma filha.