Na palestra ‘O Sistema de Autoatendimento, o RCA – Registro de Comprovação de Aptidão e o Acervo Técnico Online’, os administradores Marcelo Borges (diretor da Fattoria Sistemas) e Ana Cristina dos Santos (chefe do Registro de Empresas do CRA-RJ) explicaram sobre as características próprias do RCA emitido pela internet e sobre as mudanças dessa inovação para o dia a dia do profissional e das organizações.

De acordo com o Adm. Marcelo Borges,   com a criação da Certificação profissional e da interligação entre os sistemas de pessoas física e jurídica, acaba-se a atuação do ‘canetinha’, aquele Administrador ou Tecnólogo que só assinava as documentações.

“Nesse sistema de Autoatendimento do CRA-RJ, há uma ‘linkagem’ única entre profissional e empresa, que só libera a Responsabilidade Técnica de um com a anuência do outro. Esta é mais uma inovação tecnológica do CRA-RJ, que agrega protocolo, fiscalização e cadastro. O grande avanço do RCA é a velocidade da validação do acervo técnico que profissionais e empresas têm de formarem suas certidões”, afirmou o administrador.

 A Adm. Ana Cristina Santos explicou também o procedimento para emissão do RCA e os formulários online que devem ser preenchidos. Sobre o Responsável Técnico (RT), ela esclareceu que as empresas devem indicar um RT e a fiscalização do CRA-RJ identifica se este profissional está registrado e adimplente.

“O Registro de Comprovação de Aptidão de Pessoa Jurídica é uma questão muito importante para nós. Todos os RCAs são emitidos pelo Sistema online de Autoatendimento do CRA-RJ, ou seja, profissionais e empresas têm mais comodidade, segurança e agilidade, além de terem suas qualidades chanceladas pelo Conselho”, concluiu a administradora.

IMG_4725 IMG_4727 IMG_4730 IMG_4731