Umas das ferramentas de grande importância dentro do Sistema Integrado de Fiscalização e Autoatendimento (Sifa) é a de Serviços Públicos, que oferece ao cidadão em geral a possibilidade de verificar a veracidade de documentos que atestem a qualificação de profissionais e empresas da área da Administração, realizar denúncias de casos de ilegalidade e saber quais instituições, pessoas físicas e jurídicas têm registro junto ao Conselho. Além disso, os registrados nos CRAs podem consultar protocolos de suas demandas e reagendar comparecimentos à sede do Conselho.
Conforme também declara o presidente do CFA, as empresas e a sociedade precisam se preocupar mais com quem administra demandas nas áreas de Finanças, Logística, Recursos Humanos, Marketing, Gestão de Processos, entre outras, para que os malefícios da má Administração não leve pessoas e organizações à falência socioeconômica.
“O cidadão, seja ele empresário ou não, precisa entender que não existem, por exemplo, países subdesenvolvidos, o que existe são países subadministrados. Muitas nações possuem grandes riquezas minerais, culturais etc., mas seus governantes não sabem como gerir estas coisas. Agora, trazendo para a visão micro, empresas também vão à falência, por falta de planejamento e gestão em geral, por exemplo. Muitas vezes o empresário não sabe ao certo se o profissional que ele está contratando é capacitado e o cidadão não sabe se a empresa a quem confia seus negócios é autêntica. Bom, aqui entra o nosso ‘Serviços Públicos’. Basta colocar o nome ou número de registro da pessoa física ou jurídica e pronto, no instante aparece se o tal é registrado ou não”, explicou o Adm. Wagner Siqueira.
A opção Serviços Públicos fica disponibilizado diretamente no Sifa.