Por Bismark Alves
Sob supervisão de Érika dos Anjos|

No dia 6 de março, o Conselho Regional de Administração do Rio de Janeiro lançou a 1ª Olimpíada Brasileira de Administração, com o tema ‘A Gestão dos ODS nas Organizações’. A competição visa o aprofundamento da aprendizagem e pesquisa dos estudantes e profissionais da Administração, através dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. A OBAdm também foi divulgada na Times Square, em Nova Iorque, um dos lugares mais visitados do mundo. As inscrições estão abertas no site.

O evento, realizado no Espaço de Convivência da UCAdm, serviu para apresentar o regulamento da Olimpíada e sua importância para o desenvolvimento acadêmico da Administração Brasileira, com o objetivo de disseminar os ODS entre os estudantes e profissionais, estimulando o conhecimento geral e a inovação sustentável. Durante a abertura de lançamento, o presidente do CRA-RJ, Adm. Wagner Siqueira, destacou os valores que envolvem os ODS e citou os benefícios trazidos pelas olimpíadas do conhecimento. 

“Todos que estão aqui tem convicção, compromisso pessoal e valores morais que sabem da importância dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, do desenvolvimento das organizações, na construção de uma sociedade mais justa, mais fraterna, mais humanizada. As olimpíadas do conhecimento são bastante conhecidas por auxiliarem no desenvolvimento da educação e trazem benefícios significativos para a formação de quadros de liderança, efetivamente no mundo das organizações e no universo da sociedade”, apontou Wagner. 

Fábio Vilas Boas, diretor da Mobtex/4Parser, empresa parceira do CRA-RJ para a elaboração da OBAdm, esteve presente no evento e explicou como será o funcionamento da Olimpíada, além de destacar o ecossistema de olimpíadas do conhecimento presente no Brasil. 

“O grande viés da minha apresentação vai para vocês entenderem o que é esse ecossistema de olimpíadas do conhecimento. Qual o público que a gente vai impactar? Qual a quantidade de famílias que vai ser impactada? O ecossistema de olimpíadas do conhecimento envolve milhões de participantes anualmente. Um dos nossos objetivos, com a nossa plataforma da Mobtex, é criar fãs. Esse é um dos pontos principais que iremos trabalhar”, explicou Fábio. 

Entre as diversas autoridades presentes no evento, estava o Prof. Dr. João Garcia Canalle, presidente da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica e da Mostra Brasileira de Foguetes, que expressou sua alegria em contribuir com a OBADM e falou sobre a necessidade das olimpíadas para o desenvolvimento do conhecimento de cada um dos temas propostos.

“Eu, como ex-aluno de escola técnica de Administração de Empresas, tenho um grande prazer de estar colaborando com o lançamento da OBAdm. A olimpíada tem uma grande vantagem porque vocês tem representações em todos os estados, então isso facilita muito. Outra coisa fundamental é a divulgação, então isso também precisa ser passado para todos os estados. Em educação, a premiação é fundamental porque a premiação significa parabenizar o aluno, então a motivação é essencial, ninguém consegue obrigar alguém a aprender”, registrou Canalle. 

A Adm. Ana Shirley França, professora e coordenadora do curso de Administração da Unyleya, falou sobre a importância acadêmica da realização das olimpíadas do conhecimento e valorizou o trabalho realizado pelo Conselho em prol da formação profissional. 

“O trabalho que está sendo feito é justamente pensando nos futuros profissionais de Administração, então nós saudamos essa atitude do CRA-RJ. É uma inovação, e que precisa ser trazida por muitos outros Conselhos, porque auxiliar a formação profissional, a formação acadêmica, é sem dúvida contribuir para a sociedade de uma forma bastante expressiva”, disse Ana Shirley. 

Durante o encerramento da cerimônia, o presidente do Conselho Federal de Administração, Adm. Leonardo Macedo, discursou sobre a importância de ações que aproximem os estudantes dos Conselhos de Administração, e relacionou o tema da Olimpíada com o planejamento futuro do planeta. 

“Nós estamos falando de Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Objetivos é uma parte de planejamento, e planejamento somos nós, profissionais de Administração. O CRA-RJ e sua equipe, com essa ideia que todos vocês conceberam aqui, traz a importância da nossa profissão no planejamento do futuro do nosso planeta. É uma iniciativa valorosa para a nossa profissão”, expressou Leonardo.

Times Square 

O lançamento da 1ª Olimpíada Brasileira de Administração também “ganhou o mundo”. A OBADM foi anunciada na Times Square, em Nova Iorque, um dos lugares mais famosos e visitados do mundo, devido aos seus altos telões publicitários e luzes chamativas. O anúncio foi idealizado pelo presidente do CRA-RJ, Adm. Wagner Siqueira, com o objetivo de levar a ciência da Administração cada vez mais longe. O momento foi registrado pelas redes sociais do Conselho e pode ser conferido aqui

Inscreva-se

As inscrições para a 1ª Olimpíada Brasileira de Administração podem ser realizadas no site www.obadm.org.br. Estudantes do Ensino Superior, Nível Médio e profissionais poderão participar da OBADM. Entre as premiações, os participantes irão ganhar um certificado de participação, de 10 horas para os estudantes e 40 horas para os professores. Não perca tempo e participe!