Por Bismark Alves
Sob supervisão de Érika dos Anjos|

Sônia Hess é um exemplo de empreendedora para todos os brasileiros. Formada em Administração de empresas e especializada em confecção, ela é ex-presidente da Dudalina, uma das maiores empresas têxteis do país, liderando a empresa que se tornou em uma marca reconhecida nacional e internacionalmente, expandindo suas vendas em mais de 50 países. 

Sônia Hess de Souza é uma empresária brasileira, nascida em 1959 na cidade de Luiz Alves, em Santa Catarina. Filha de Adelina e seu Duda, é a segunda mais velha entre 16 irmãos. Seus pais eram pequenos empreendedores e tinham um comércio local que vendia diversos produtos, desde roupas até alimentos. Aos 17 anos, Sônia decidiu sair de casa para estudar na Espanha, e quando retornou foi viver em São Paulo, assumindo a área de Marketing da Dudalina. 

Em 2003, Sônia acedeu ao comando da empresa da família, mostrando habilidades e conhecimentos que fizeram a companhia ter um crescimento anual de 30% desde 2009. Segundo a empreendedora, estudar o mercado para entender o comportamento dos clientes e dos concorrentes foi fundamental para o sucesso do empreendimento. Além disso, Sônia Hess também afirmou em entrevistas que confeccionar produtos de qualidade por um preço acessível sempre foi um diferencial que ela gostou de manter na Dudalina. 

Um grupo americano comprou a empresa têxtil, mantendo Sônia como presidente até 2015. Aos 65 anos, ela é vice-presidente do Grupo Mulheres do Brasil, ganhando notoriedade por ter sido uma gestora visionária e uma voz ativa na ampliação do empreendedorismo feminino no país. Por conta de sua relevância, foi eleita pela revista americana Forbes como a sexta empreendedora mais poderosa do Brasil, em 2013. Sônia também é  mentora do programa Winning Women Brasil, conselheira da Endeavor, presidente do Lide Mulher e mentora do programa IBGC para mulheres.

Além de Sônia Hess, ao longo da semana, o CRA-RJ divulgou histórias de grandes mulheres da Administração, como Beatriz Wahrlich, Luiza Trajano e Tarciana Medeiros. Nesta sexta-feira, encerrando as homenagens ao Dia Internacional da Mulher, publicaremos uma matéria sobre Gilda Nunes. Acompanhe o portal e as mídias do Conselho para não perder nenhuma novidade.