A primeira palestra apresentada no do 26º Encontro Brasileiro de Administração, “O que se espera da Quarta Revolução Industrial: Torne-se um revolucionário, apresentada pelo especialista em tecnologia Ronaldo Fragoso, tendo como presidente de mesa o Adm. Ildemar Cassias, conselheiro federal pelo CRA-SC.
Fragoso trabalhou o papel do profissional de Administração na condução do caminho das organizações em plena Era Digital, onde a convergência dos meios de produção, a inteligência artificial, o Big Data, entre outros avanços, são realidades das quais não se pode fugir. O público interagiu de forma ativa, emitindo mais de 50 perguntas através do aplicativo CFA Eventos, o que demonstrou a relevância do tema proposto.
O palestrante explicou que uma das coisas que se pode esperar desse momento é a mudança total das relações entre empresas e clientes, uma vez que há várias vias de produção, atendimento, entrega e etapas industriais existentes na Era Digital.
“Somente um terço dos executivos se consideram preparados para a mudança, e a gente entende que, numa visão global, pode ser até menos do que isso. Ou seja, isso mostra que há um déficit na preparação desse público, que se enxerga aquém da capacitação desejável. Outro dado grave é que apenas 14% desses gerentes considera que suas empresas estão prontas para o momento atual, para as transformações. Só por esses dois dados temos um oceano de oportunidades para tantas pessoas e empresas globalmente”, destacou.
Para o palestrante, esta é um das chances que o Brasil tem de se lançar à inovação efetivamente, utilizando a Era Digital para se contrapor às práticas obsoletas vigentes no mercado nacional.
Após a exposição do tema, foi apresentado o teaser do filme-documentário sobre a vida do Adm. Belmiro Siqueira. A obra visa expor os feitos do patrono dos Administradores do Brasil em prol da Administração nacional.