Luiza Trajano é um símbolo da força do empreendedorismo feminino e da gestão de negócios. Formada em Direito e Administração de Empresas, começou sua carreira trabalhando na loja da família em Franca, no interior de São Paulo. Sob sua liderança, transformou a Magazine Luiza em uma das maiores varejistas do Brasil e uma das empresas mais inovadoras do mundo.
Luiza Helena Trajano Inácio Rodrigues nasceu em 09 de outubro de 1948 em Franca. Vinda de uma família de empreendedores, Luiza começou a trabalhar nos negócios da tia aos 12 anos, durante suas férias escolares. A tia, também chamada Luiza, trabalhou com vendas na juventude e comprou uma loja chamada Cristaleira. Com pensamento voltado para o Marketing, ela convidou os clientes a escolherem um novo nome para sua loja, que passou a se chamar Magazine Luiza. Assim, o nome da rede varejista é uma homenagem à tia de Luiza Trajano.
Luiza Helena tomou a frente do Magazine Luiza em 1991, após demonstrar um olhar de comprometimento e inovação nos negócios. Ela implementou diversas mudanças na empresa, modernizando e trazendo facilidades tecnológicas como as lojas virtuais, uma das primeiras no setor de varejo. O crescimento da rede foi um sucesso e, atualmente, ela conta com mais de 1.300 lojas físicas espalhadas por 20 estados.
O filho de Luiza Trajano, Frederico Trajano, assumiu a liderança da empresa em 2016. Aos 75 anos, Luiza é presidente do Conselho de Administração do Magazine Luiza, sendo considerada um exemplo de liderança e gestão no ramo de negócios, e um espelho na luta feminina por mais espaço e reconhecimento no mercado de trabalho. Nesse sentido, em 2012, foi criado o Grupo Mulheres do Brasil, liderado por Luiza, que integra cerca de 50 mulheres atuantes na economia que buscam estimular outras mulheres a participarem da vida social e econômica do país.
Por conta dos seus feitos, Luiza Trajano ficou em primeiro lugar no ‘Top Influencer’ do LinkedIn brasileiro em 2019 e ‘Personalidade do Ano’ de 2020 pela Câmara do Comércio Brasil-EUA. Entre as mulheres mais ricas do Brasil, no início de 2021, Luiza possuía uma fortuna avaliada em cerca de 4,4 bilhões de dólares, segundo estimativa da revista Forbes.
Depois de Luiza Trajano e Beatriz Wahrlich, o CRA-RJ continuará divulgando histórias de grandes mulheres da Administração, em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. Nesta semana, ainda teremos Tarciana Medeiros, Sônia Hess e Gilda Nunes.